top of page
DSC_0146.jpg

Jaaziel García-Hernández

P5100500.JPG

Matheus Vieira Lopes

SOBRE

O Laboratório de Biologia de Porifera pertence ao Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da UFRJ. Fundado em 2002, ganhou novas instalações 20 anos depois, compartilhando agora um novo espaço com outros três professores do Departamento de Zoologia, constituindo o Laboratório TaxoN. O Laboratório foi originalmente fundado pelo Prof. Aloysio de Mello Leitão, sucedido pelo Prof. Elias Pacheco Coelho. Foi então fechado em 1985 e reaberto por um grupo de alunos em 1986 (Guilherme Muricy, Eduardo Hajdu, Michelle Klautau, Claudia Russo, Márcio Reis Custódio e Flávio Lobo Cordeiro). Em 1987, esses alunos organizaram um curso sobre Porifera, ministrado pelos Professores Radovan Borojević (UFRJ), Nicole Boury-Esnault (Station Marine d'Endoume, França), Solange Peixinho (UFBA) e Antonio Solé-Cava (na época professor da UFF). Com o passar do tempo, esses alunos foram fazer seus cursos de pós-graduação e o Laboratório foi novamente fechado. Em 1996, o Dr. Guilherme Muricy tornou-se professor do IB e reabriu o Laboratório, porém, dois anos depois, tendo ido para o Museu Nacional, o Laboratório foi mais uma vez fechado.

 

Apenas em 2002, com a contratação da Professora Michelle Klautau, o Laboratório foi novamente reaberto e funcionou no subsolo do IB até 2022. Nesse ano, uniu-se a outros laboratórios do Departamento de Zoologia do IB para formar o Laboratório TaxoN, um laboratório multiusuário de Taxonomia localizado em uma área atrás do CCS.

O Laboratório TaxoN/Porifera dedica-se ao estudo da biodiversidade, evolução, ecologia e reprodução das esponjas, particularmente da classe Calcarea. Para esses estudos, utilizamos metodologias que envolvem mergulho (para coleta e observação de espécimes), identificação taxonômica, filmagens do desenvolvimento de larvas, microscopia óptica e eletrônica e análises moleculares. Nosso objetivo principal é compreender um pouco mais da biologia desses animais e desvendar sua distribuição no mundo, relações filogenéticas e a evolução de seus caracteres morfológicos. O Laboratório TaxoN/Porifera estuda esponjas de todos os oceanos e, para isso, tem vários parceiros internacionais.

arrow2_edited_edited.png
bottom of page